Mudanças de Regras no judô e outros esportes - Shinrai Judo Rio Claro

Mudanças de Regras no judô e outros esportes

Postado por em Reportagens

Ouça a entrevista do Sensei Dênis Briani, faixa preta Shodan, professor de educação física e empresário que comenta sobre as mudanças de regras no judô e em outros esportes. Por que ocorre a mudança de regra nos esportes ao longo do tempo? Qual  a motivação? O professor e sensei Denis Briani comenta algumas alterações nos esportes ao longo do tempo, além de falar um pouco sobre o Judô no Brasil e em Rio Claro.

 

 

 

Mudanças nos esportes

Modalidades como o futebol por vezes tem regras que embora sejam importantes para o esporte, dificultam o entendimento por leigos. Já tentou explicar um impedimento para uma criança?

O volei também passou por importantes transformações. No passado existia a regra de vantagem. O time só conseguia marcar um ponto se conseguisse colocar a bola no chão adversário duas vezes consecutivas. A regra não era tão complexa de se entender mas os jogos ficavam muito demorados, principalmente quando se considera transmissão televisiva. Então o volei derrubou a regra da vantagem passando para pontuação direta, e um set passou a encerrar nos 25 pontos ao invés de 15. Aliás, isso foi principalmente à pedido das corporações televisivas. Essa tem sido uma das motivações principais de mudanças de regras.

 

Regras no Judô

As regras no judô foram profundamente alteradas em 2017. Elas valorizaram mais o combate ao passo que tornaram a luta mais dinâmica para a TV e fácil de entender para o leigo. Vamos à algumas mudanças:

Pontuação

Não existe mais o ponto Yuko. Só existem os wazaris e Ippons. O Ippons é o golpe perfeito e encerra a luta. Todas as outras quedas são wazaris que agora não tem limite e não definem o encerramento da luta.

Punições

Antes 4 shidôs(faltas) encerravam a luta com a eliminação do atleta. Agora são apenas 3.A catada de perna também eliminava o atleta assim que fosse realizada. Agora para a primeira catada de perna é dado um shidô. A segunda desclassifica o atleta.

Tempo de Luta

O tempo de luta agora é de 4 minutos, tanto para homens quanto para mulheres. Isso deixa o judô mais equânime. Existem outras alterações de regras no judô que um atleta deve tomar ciência antes de partir para as competições agora.

Deixe um comentário