Shotyugueiko 2015 – Rio Claro
Neste último final de semana de novembro a Associação Esportiva e Cultural Shinrai Judô realizou um Shotyugueiko, um treinamento intenso de artes marciais. Por dois dias seguidos os judocas realizaram intensos treinamentos, passando ainda por um ciclo de palestras à respeito de regras de arbitragem, história arte marcial e formas estéticas do judô(katas).
No Japão, o Shotyugueiko é uma tradição centenária.Os judocas se reúnem no verão (shotyugueiko) e no inverno (kangueiko) parar passar por intensos treinamentos físicos e mentais em horários inusitados. É realizado todo o ano desde a fundação da academia Kodokan em 1882, a primeira de judô do mundo.
O judocas participantes eram de todas as faixas etárias e diversas graduações. Faixas brancas iniciantes tiveram a oportunidade ganhar experiência treinando com praticantes faixa pretas. horários de trabalho no final de semana. Palestras sobre artes marciais foram ministradas pelos senseis Diego Sanches, Aline de Carvalho e Denis Briani. O evento contou ainda com a participação de judocas da Academia Gambatê de Leme, do Sensei Ícaro Villa, que também realizou apresentações.
Foram realizados treinamentos de mais de 100 repetições técnicas, Ne-Waza(lutas de solo), treinos sem kimono, projeções, Kansetsu waza(chaves e torções), treinamentos físicos e campeonatos de perguntas e gincanas temáticas com o objetivo de alimentar o conhecimento técnico e histórico de judô.
Os praticantes dormiram em barracas ou diretamente sobre o tatame como é de praxe no Shotyugueiko. Isso foi uma experiência interessante para as crianças do evento que ficaram longe dos pais e tiveram que desenvolver sua própria autonomia.
Se o evento foi ótimo para as crianças, não foi menos importante para os jovens e adultos. Sandro Camargo que trabalha no período da noite e fins de semana não deixou de participar do evento. Dos treinamentos partia direto para o trabalho e retornava assim que possível. Uma prova do compromisso e disciplina que os praticantes de judô desenvolvam e levam para a sua vida.
Em todos os momentos a educação e disciplinas eram exigidos e estimulados. Foi preciso acordar cedo, recolher as roupas de cama, limpar o local, lavar seus talheres, deixar suas coisas organizadas, cumprimentar os colegas em todos os treinamentos, e agir com cordialidade em momentos de alimentação e recreação. Em momentos de indisciplina ou desvio de conduta moral adequada o sensei cobra a atenção do praticante, que rapidamente identifica seu erro e tem a oportunidade de corrigi-lo. Com todos esses treinamentos foi necessário promover uma boa alimentação para os participantes. Desde café da manhã, lanches e almoços a alimentação foi promovida pelas empresas Varejão da 25 e a Padaria Modelo.
O Shotyugueiko é umas das várias atividades ao longo do ano que a Associação Shinrai realiza para o desenvolvimento humano usando as práticas do judô. Para o próximo ano já está sendo planejado o Kangueiko, que é o treinamento de inverno. Basicamente tem a mesma dinâmica que o Shotyugueiko, mas desenvolve treinamentos e atividades considerando o período de inverno.
Agradecimentos as empresas Varejão da 25 e Padaria Modelo que apoiam o esporte em Rio Claro.
Jornal Cidade também fez uma bela cobertura do evento no caderno social de Domingo.